Castanha de Marvão e Portalegre

​As castanhas obtidas a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Bárea, Clarinha ou Enxerta e Bravo. A variedade Bárea tem cor castanho escura baço e sabor sui generis. A variedade Clarinha ou Enxerta tem cor castanho-clara brilhante e sabor sui generis. A variedade Bravo tem cor castanha avermelhada brilhante e sabor sui generis.

O uso da Denominação de Origem Protegida obriga a que a castanha seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto.

A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor, mencionando também a Denominação de Origem Protegida. A Castanha de Marvão - Portalegre deve ostentar a marca de certificação aposta pela respetiva entidade certificadora. 

Comercialmente pode apresentar-se sob a forma de castanha fresca, acondicionada em embalagens de rede vermelha, correspondentes às seguintes quantidades líquidas 1 kg, 2,5 kg, 5 kg e 10 kg; sob a forma de castanha seca ou pilada, acondicionada em recipientes revestidos a plástico transparente correspondentes às seguintes quantidades líquidas 250 g, 500 g, 1 kg e 2 kg.