Carne de Porco Raça Alentejana

O Porco de Raça Alentejana é, na pecuária extensiva, o melhor exemplo do animal perfeitamente adaptado ao ecossistema Montado e ao habitat que este lhe proporciona.

Carne de grão fino, muito saborosa e suculenta, obtida a partir de animais da raça suína Alentejana, que se caracterizam pela sua pele preta. A cor da carne varia entre a cor rosa pálida e rosa escura, consoante a idade do animal, com gordura firme, não exsudativa, embora por vezes excessiva à superfície das carcaças.

A carne é extraordinariamente saborosa, decorrente da alimentação do animal à base de bolota e erva, livremente pastada nos montados de sobro e azinho do Alentejo. A raça suína Alentejana é uma raça mediterrânica pertencente ao género Sus e ao subgénero Mediterraneus, com origem africana.

Os animais são de corpulência média, pele preta de ardósia, cabeça comprida e orelhas pequenas. O tórax é roliço, a região dorso-lombar é de comprimento e largura medianos. A garupa é pouco oblíqua, o ventre ligeiramente descaído e as coxas de desenvolvimento mediano. Os membros são de comprimento médio, delgados e bem aprumados, sendo os pés pequenos e de unha rija.