Carne da Charneca

Carne de vitela, novilha e vaca da Raça Bovina Preta (Gado da Terra)

Carne de cor rosa escuro a vermelha escura com gordura de cor variável de branca a branca amarelada, não exsudativa e com consistência firme. Tem fraca acumulação de gordura de cobertura. É obtida a partir de bovinas de raça Bovina Preta (Gado da Terra). A pele e as mucosas têm cor negra. Considera-se “Carne de Vitela” a obtida a partir de carcaças com peso entre 120 e 200 kg e “Carne de Novilho” a obtida a partir de carcaças com pesos variáveis entre 200 e 400 kg.

É usada em pratos de cozinha tradicional, pois o seu sabor torna-a muito apreciada. É também usada para grelhar, dada a sua boa qualidade. A carne é obtida a partir da desmancha de carcaças de vitela, novilho e vaca de raça bovina Preta, inscritos no Livro de Nascimentos, filhos de pai e mãe inscritos no Livro Genealógico da Raça Bovina Preta.

As suas características são devidas em grande parte às condições edafo-climáticas (quer para a criação dos animais quer para a preservação das pastagens naturais das quais se alimentam) e igualmente ao saber fazer das populações.​