Qualidade

A qualidade, preconizada pela globalização, é uma prioridade de atuação nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questão de acesso a mercados mais exigentes.

O interesse crescente em produzir com Qualidade e em demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de atividade.

A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. A Certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua, baseando-se em oito princípios:

  1. Focalização no Cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento das Pessoas;
  4. Abordagem por Processos;
  5. Abordagem da Gestão como um Sistema;
  6. Melhoria Contínua;
  7. Abordagem à Tomada de Decisão baseada em Factos;
  8. Relações (mutuamente benéficas) com os Fornecedores.

A norma ISO 9001 é, por excelência, a norma de Sistemas de Gestão da Qualidade, que define uma abordagem de todos os aspetos relacionados com a qualidade e é passível de ser aplicada a qualquer tipo de organização, cujas principais vantagens se enunciam:

  1. Melhoria do prestígio e imagem;
  2. Aumento da Competitividade;
  3. Cultura de Melhoria Contínua;
  4. Redução de Custos;
  5. Prevenção de Riscos
  6. Aumento da Confiança de Clientes e Colaboradores.

Os princípios inerentes à Gestão da Qualidade são uma preocupação constante de todos os trabalhadores da ADRAL, competindo-lhes cumprir e fazer cumprir todas as regras definidas no Manual da Qualidade, nos Processos, nos Procedimentos e demais documentação relacionada, e contribuir para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.​