O projeto tem por objetivo a criação e teste de uma nova metodologia internacional de incubação de ideias, adaptada às microempresas do setor agroalimentar, que aumente a intensidade tecnológica e de conhecimento com vista à formulação de produtos de excelência (totalmente novos ou adaptando os existentes), ajustados a nichos de mercado externos. Através de um processo de inovação aberta, serão estimuladas a atitude empreendedora, a criatividade e a inovação nas diversas fases da cadeia de valor desde a ideia até à entrada no mercado. A cooperação será um fator decisivo para potenciar a inovação disruptiva, otimizar processos, partilhar conhecimento e mercados, atingir dimensão crítica e minimizar barreiras culturais. |
Promotor |
Incubadora D. Dinis (PT) |
Parceiros |
- OPEN – Associação para Oportunidades Especificas de Negócio (PT)
- Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas (PT)
- Instituto Politécnico de Leiria (PT)
- InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (PT)
- Vitartis - Asociación de la Industria Alimentaria de Castilla y León (ES)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz (ES)
- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo - ADRAL (PT)
- CTAEX - Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario
- "Extremadura" (ES)
- Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León (ITACyL) (ES)
- Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid (PT)
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Objetivos Específicos |
Definir uma metodologia de incubação internacional a testar, para a criação de produtos de alto valor acrescentado, adaptada às microempresas do setor agroalimentar. Este objetivo é a base para a implementação do Serviço a criar no final do projeto, identificado no objetivo geral. Todos os parceiros partilharão as mesmas ferramentas e a mesma guideline, para a execução da cadeia de valor, sempre que surja um novo empreendedor ou uma PME que queira lançar um novo produto no mercado. Esta metodologia irá também definir os momentos e a formas de articulação entre os parceiros, por forma a garantir um trabalho em rede, um serviço de apoio completo abrangendo as várias fases da cadeia de valor e a integração de perspetivas transfronteiriças que facilitem a adaptação dos produtos aos mercados externos. Implementar e testar a metodologia em 40 empresas a criar ou já existentes. Este objetivo irá garantir a consolidação da metodologia uma vez que será testada em 40 casos concretos e em 5 NUT3 com contextos socioeconómicos e culturais diferentes. Irá ainda permitir reajustes que garantam a eficácia da metodologia em termos de impacto nas empresas beneficiárias e a sustentabilidade do serviço após o projeto. Por fim irá permitir reunir um conjunto de boas práticas que sirvam de estímulo às restantes empresas do setor e à definição de novas políticas de apoio à inovação no território. Capacitar os parceiros para a criação de um ecossistema transfronteiriço do setor agroalimentar, para lançamento de produtos de alto valor acrescentado. Este objetivo será cumprido com o envolvimento dos RH internos dos parceiros durante a fase de criação e teste da metodologia, que passarão por um processo de aprendizagem de novas ferramentas através da partilha de know how e através das conclusões retiradas da fase de teste. O envolvimento dos RH internos e a sua capacitação é importante para a replicabilidade e sustentabilidade do novo serviço a criar após o projeto, assim como para a definição de novas estratégias de desenvolvimento territorial em rede, concretizando-se e credibilizando-se o ecossistema criado através do projeto. |
Principais Ações |
- Identificação e preparação dos stakeholders
- Criação de uma nova metodologia internacional
- Mapeamento das empresas exemplos de boas práticas
- Workshops de apresentação do projeto
- Identificação das empresas com potencial para participação
- Implementação do novo serviço – Identificação de oportunidades
- Captação de PME'S para a inovação
- Workshops de criação de ideias
- Estudos de mercado
- Implementação do novo serviço – Desenvolvimento de produtos
- Estudos de marketing para o reposicionamento do produto
- Serviços de Design
- Conceção e desenvolvimento tecnológico do produto
- Prototipagem
- Implementação do novo serviço – Validação
- Provas de mercado com consumidores estrangeiros
- Validação das tecnologias
- Exploração das oportunidades de proteção intelectual
- Definição de estratégias de implementação em novos mercados
- Conceção de planos de negócio
- Apresentação dos produtos em feiras internacionais
- Gestão e Coordenação
- Reunião com beneficiários
- Reprogramação financeira não substancial
- Relatórios trimestrais de execução
- Comunicação
- Atualização das redes sociais
- Atualização do site
- Press release
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Públicos-Alvo |
- Empresas do setor agroalimentar com pouca cultura de inovação e empreendedores com intenção de criar uma empresa a curto prazo, selecionados para participar no projeto;
- As entidades locais e regionais que prestam apoio ao desenvolvimento económico das PMEs no setor agroalimentar e que utilizarão os guias e os manuais para apoiar mais empresas a iniciar os seus processos de reindustrialização, empreendedorismo e inovação;
- Outras entidades locais e regionais que, embora não trabalhando no setor primário, poderão adaptar os guias e os manuais nos seus setores de atividade.
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Resultados Esperados |
Espera-se criar as condições necessárias para a implementação de um novo serviço internacional que promova o trabalho em rede, a criação de empresas inovadoras com alto potencial e a reindustrialização de empresas já existentes, aumentando a competitividade e o crescimento do setor agroalimentar. A especialização neste setor e o foco nas estratégias de nicho são inovações do projeto, assim como o carácter internacional da implementação do serviço, com a partilha da cadeia de valor. A boa prática resultante do projeto servirá de base à definição de uma estratégia coletiva transfronteiriça dos parceiros, que consolide o ecossistema de inovação criado e potencie a valorização da origem geográfica dos novos produtos. |
Duração |
De 01/10/2015 a 30/09/2019 |
Total Investimento do Projeto (montante) |
1.393 404,78€ |
Contribuição Comunitária (montante e referência ao programa de financiamento) |
1.045 053,58 € Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 |
Total Investimento ADRAL (montante) |
100 000,00 € |
Cofinanciamento do Investimento ADRAL (montante) |
75 000,00€ |
Outputs do projeto |
Atividade 1 - Casos de estudo de empresas com boas práticas de inovação – publicação no portal do projeto
- Publicação digital de uma metodologia internacional para o programa de incubação
- Grelha com critérios de seleção das empresas
- Eventos de sensibilização e apresentação do projeto
- Plano estratégico do ecossistema para a fase pós projeto
Atividade 2
- Manual de formação digital de apoio à capacitação de PMEs para a Inovação
- Guia prático para geração de ideias
- Estudos do mercado agroalimentar na Asia, na América Latina e nos países da CPLP
Atividade 3
- Manual de boas práticas de desenvolvimento de produto
- Fichas técnicas de produto
- Protótipos
- Planos de marketing
Atividade 4
- Plano de negócios
- Relatórios sobre potencial de proteção intelectual
- Relatórios de validação dos produtos nos eventos internacionais
- Provas de conceito
- Provas de mercado
Atividade 5
- Eventos de apresentação de resultados
- Reuniões com decisores e redes de cooperação
- Portal do projetos em 3 línguas
- Criação de páginas no Facebook e Linkedin
- Newsletter do projeto em português e espanhol
- Brochuras de apresentação de resultados do projeto
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Site do projeto |
http://www.reinova.eu/ |
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