17 março 2015

Promoção do Empreendedorismo

Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo

Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo

No âmbito do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo, decorreu no passado dia 12 de Março, no Centro Educativo Alice Nabeiro em Campo Maior, a última sessão de formação ao abrigo do protocolo realizado com os Municípios e Escolas do Baixo Alentejo.

O Plano de Promoção do Empreendedorismo das escolas resulta do esforço efetivo de cooperação entre entidades que atuam em domínios afins, do aproveitamento de sinergias resultantes das parcerias, e da otimização de recursos com vista a implementação de ações conjuntas. Trata-se de um esforço que junta na mesma dinâmica de trabalho o Instituto Politécnico de Beja, todos os municípios do Baixo Alentejo, a CIMBAL, a ADRAL, o NERBE, a EDIA e as ADL’s que atuam no território, em colaboração com todos os Agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo. Pretende-se com este Plano impulsionar o desenvolvimento de ações coletivas que contribuam para preparar os estudantes e os respetivos contextos escolares para a prática de ideias/ações empreendedoras.

A metodologia seguida tem cabimento no projeto "Manual de Empreendedorismo - Ter Ideias para Mudar o Mundo", uma iniciativa do Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) reconhecida pelo seu carácter inovador na Europa e considerada como um dos vinte projetos mais inspiradores selecionados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Mais de 70 professores, técnicos de entidades regionais e dos municípios do Baixo Alentejo estão a testar esta metodologia de trabalho que promove a iniciativa e a construção de projetos empreendedores nas escolas. O projeto está no ano 0, tendo em vista a estabilização de métodos e práticas, pretendendo-se a continuidade, para além do atual ano letivo, e o seu alargamento a mais professores e escolas durante os próximos anos.