16 março 2015

Workshop Provere InMotion

Turismo e Coesão Social

Workshop Provere InMotion – Turismo e Coesão Social

O IV workshop Provere InMotion – Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, subordinado ao tema turismo e coesão social, promovido pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em parceria com o Município de Campo Maior, decorreu no edifício do Museu Aberto em Campo Maior, no dia 12 de Março.

O evento agregou uma manhã de caminhada, num percurso integrado na Rede Alentejo Feel Nature, e uma tarde de seminário.

Para além da apresentação do Plano de dinamização da economia social do Alto Alentejo e o turismo sénior, foi ainda possível conhecer melhor o trabalho turístico recentemente desenvolvido na pequena aldeia de Brotas, bem como o testemunho de Carlos Collado, atleta com deficiência motora que promoveu o cicloturismo para pessoas com mobilidade reduzida e a importância de consciencializar a comunidade para a necessidade de adaptar as atividades e os percursos naturais para que todos possam usufruir deles. Por fim, Luís Jordão da empresa Desafio das Letras deu a conhecer o programa Experience NATURE, um programa turístico inclusivo sobre natureza e biodiversidade.

Durante o workshop esteve patente uma mostra de produtos e atividades do Concelho de Campo Maior.

A iniciativa PROVERE “InMotion Alentejo, Turismo e Sustentabilidade” procura valorizar os recursos do território, combinando o desenvolvimento sustentável de recursos naturais e culturais da região, estimulando iniciativas empresariais, fileiras de negócio e cadeias de valor.

Neste workshop estiveram presentes várias entidades e empresas que fazem parte deste consórcio, entre as quais a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. ​