12 maio 2015

5º Workshop Provere InMotion – A importância do Turismo na Coesão Económica

Provere InMotion – Alentejo, Turismo e Sustentabilidade | A importância do Turismo na Coesão Económica

O 5º workshop Provere InMotion – Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, subordinado ao tema "A importância do Turismo na Coesão Económica"​, promovido pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em parceria com o Município de Portalegre, decorreu no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, no dia 07 de Maio. Estiveram presentes várias entidades e empresas que fazem parte deste consórcio, entre as quais a ADRAL.

À semelhança das anteriores, a iniciativa dividiu-se em dois momentos distintos: uma caminhada na freguesia de Alegrete onde os caminheiros conheceram uma parte do percurso da vila que integra o Alentejo Feel Nature e uma tarde de seminário.

De entre os temas abordados no seminário, destacaram-se o turismo e desenvolvimento económico, o papel da agência regional de promoção externa do Alentejo, o seu contributo e as estratégias promocionais nos mercados externos, a rota da terra fria transmontana e ainda a apresentação de algumas métricas de desempenho para destinos turísticos - o caso do Alentejo. 

A iniciativa PROVERE “InMotion Alentejo, Turismo e Sustentabilidade” procura valorizar os recursos do território, combinando o desenvolvimento sustentável de recursos naturais e culturais da região, estimulando iniciativas empresariais, fileiras de negócio e cadeias de valor.

O ciclo de workshops termina no dia 14 de Maio, em Monforte, onde será discutida a importância do Turismo Rural.