06 março 2015

Apresentação PEDAL

Alentejo Litoral 2020: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral e Carta de Compromisso

Apresentação PEDAL

Realizou-se no passado dia 3 de Março de 2015 a apresentação da versão final do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020 e a celebração da respetiva Carta de Compromisso para o Desenvolvimento Integrado do Alentejo Litoral 2020. Esta sessão teve lugar no auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e do professor Augusto Mateus.

Para além das boas-vindas aos convidados, foi realizada a apresentação pormenorizada do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral. Esta apresentação teve especial enfoque não só na metodologia utilizada, mas também nos conteúdos de maior relevância. Coube aos diversos oradores uma palavra sobre este plano estratégico.

Seguiu-se uma apresentação a representar a assinatura simbólica da carta de compromisso, com indicação do nome das diversas entidades que a subscrevem, tendo a sessão encerrado com a intervenção do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manual Castro Almeida. Aqui, foi reiterada a satisfação pelo documento final, recordando a necessidade de se criarem estratégias supraconcelhias que vão ao encontro do desenvolvimento dos territórios. O presente quadro comunitário, Portugal 2020, vem privilegiar exatamente estas estratégias, sendo fundamental transformar em valor os recursos da região Alentejo, com prioridade para a competitividade e internacionalização da economia.

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo é uma das entidades que subscreveu a Carta e Compromisso para o Desenvolvimento Integrado do Alentejo Litoral.