02 dezembro 2014

Apresentação de Novos Programas da União Europeia

Uma iniciativa do Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo

​O Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, representado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), organizou o evento “Apresentação dos Novos Programas da União Europeia”, uma iniciativa que se realizou no dia 4 de setembro de 2014, nas instalações da ADPM em Mértola.
A ADRAL, enquanto entidade promotora do CIED Alentejo Central e Litoral, marcou presença na presente sessão, onde foram apresentados os principais conteúdos sobre os Programas “Europa Criativa” e “Erasmus+”.
O programa Europa Criativa 2014-2020 é um instrumento que apoia os sectores cultural e criativo, integrando os subprogramas Cultura - dirigido aos sectores cultural e criativo e MEDIA - dirigido ao sector audiovisual. Cada um destes subprogramas comporta várias linhas de financiamento focadas em diferentes tipos de projetos e com critérios de elegibilidade e de avaliação diversos. Nesta sessão foi dado especial enfoque ao subprograma Cultura, que contempla 4 grandes linhas de financiamento: Projetos de Cooperação Europeia, Redes Europeias, Plataformas Europeias e Projetos de Tradução Literária.
Por outro lado, o novo Quadro Comunitário 2014-2020 incorpora um novo Programa, denominado Erasmus +, que já foi lançado em Portugal. Este programa contempla um universo de oportunidades, ligadas à Juventude, à Mobilidade, ao Voluntariado, à Educação não formal, como previstas no anterior Programa Juventude em Ação 2007-2013, mas também em novas valências como o Desporto, a Educação e o Ensino Profissional. No que diz respeito ao setor da Juventude, os principais desígnios deste novo Programa serão a mobilidade para a aprendizagem, a cooperação estratégica para a inovação, a reforma de políticas, bem como a certificação das competências adquiridas em ambiente não-formal, em concreto com o YouthPass.