13 março 2017

Workshops de Eletrónica para miúdos e graúdos no FabLab Évoratech da ADRAL

Uma turma de 3.º ano da Escola Básica Manuel Ferreira Patrício esteve esta manhã no FabLab Évoratech, onde os alunos participaram num workshop de «Eletrónica para Crianças» promovido pela ADRAL com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Este workshop, que tem como principal intuito desenvolver o raciocínio lógico das crianças através do uso da eletrónica simples aliada a trabalhos manuais, funcionou como ação-piloto para uma iniciativa mais alargada que a ADRAL pretende implementar, através da programação regular de pequenas oficinas que utilizem os meios disponíveis no FabLab como forma de dar a conhecer os equipamentos e de dotar as crianças de novas ferramentas que, de forma divertida e didática, lhes permitam melhorar os resultados escolares em disciplinas como a Matemática ou as Ciências.


Nesta primeira fase, os workshops dirigidos ao público em idade escolar foram concebidos para alunos de 3.º e 4.º anos do ensino básico, e as crianças podem participar com a escola ou com os respetivos encarregados de educação, de acordo com um calendário ainda por definir. 

Além das atividades para os mais pequenos, o FabLab dinamiza muitas outras iniciativas dirigidas a diferentes faixas etárias, como aliás aconteceu nos dias 6 e 10 de março, com os workshops de Impressão 3D, de Eletrónica Nível 2, e de Corte e Gravação Laser, para jovens a partir dos 17 anos. Durante o mês de abril o FabLab voltará a estar aberto ao público, e o primeiro workshop será focado em Maquinação CNC, no dia 12. Saiba mais através da página de Facebook da Évoratech​ e inscreva-se enviando um e-mail para fablab.evoratech@adral.pt.