29 dezembro 2017

SPIN-OFF GROWTH: Guia de Boas Práticas

A ADRAL disponibiliza o guia de boas práticas Design Options Paper, resultado do projeto SPIN-OFF GROWTH - Peer learning on technology transfer companies support

​O projeto Spin-off Growth - Peer learning on technology transfer companies support é uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia no âmbito do quadro Horizon 2020 - Programa de Investigação e Inovação, com o código 730848, cuja parceria é constituída pelo Instituto Aragonés de Fomento (IAF), Saragosse, Espagne, pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Évora, Portugal e pela Chambre de Commerce et d'Industrie de Region Nouvelle-Aquitaine (CCI NA), Bordeaux, France.

Constituem-se como objetivos do projeto melhorar e inovar ao nível das atividades e serviços de suporte, prestados pelas entidades que apoiam o empreendedorismo qualificado e criativo, e a transferência de tecnologia das universidades e centros de saber para as empresas, estimulando desta forma o surgimento de empresas Spin-off.

Através da Twinning Advance Methodology foi realizado um estudo de caracterização das três regiões (Alentejo, Aragão e Aquitânia), nomeadamente das spin-off existentes e das boas práticas ao nível das instituições e projetos. No caso da ADRAL, o estudo incidiu sobre a região Alentejo, incluindo as spin-off provenientes da Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre e Instituto Politécnico de Beja.

O resultado está expresso no guia de boas práticas, Design Options Paper, que identifica e documenta a implementação das ações, as orientações e alternativas experimentadas e recomendadas a outras organizações que disponibilizam igualmente serviços de suporte à inovação. O guia é um roadmap para um suporte mais apropriado e efetivo às empresas spin-off com origem universitária.

O consórcio espera que as lições retiradas da análise das boas práticas possam ser utilizadas por outras entidades que apoiam a criação e desenvolvimento de empresas spin-off.

Consulte aqui o Guia de boas práticas Design Option Paper.pdf.