12 dezembro 2014

Reunião do projeto winetech plus

Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro, em Toulouse (França), mais uma Reunião do Comité Técnico do Projeto WINETech PLUS – Comunidade de Inovação e Novas Tecnologias em Viticultura e produção de Vinho, onde estiveram presentes as 12 entidades das 9 regiões parceiras, incluindo a ADRAL.

Winetech

​Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro, em Toulouse (França), mais uma Reunião do Comité Técnico do Projeto WINETech PLUS – Comunidade de Inovação e Novas Tecnologias em Viticultura e produção de Vinho, onde estiveram presentes as 12 entidades das 9 regiões parceiras, incluindo a ADRAL.

Esta reunião, organizada pelo chefe de fila do projeto INGACAL - Instituto Galego da Calidade Alimentaria e pela FEUGA – Fundación Empresa – Universidad Gallega, realizou-se no seguimento das atividades levadas a cabo no âmbito deste Projeto, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu – Interreg IVB – SUDOE.

O projeto WINETech PLUS tem como objetivo a capitalização dos resultados do anterior projeto SUDOE, WINETech, estando orientado para a transferência de tecnologia e melhoria das redes de cooperação entre empresas, adegas e centros de investigação/tecnológicos no sector vitivinícola.

Nesta reunião foi apresentado o Portal WINEtech PLUS - Negócios, Competitividade e Recursos Humanos, criado pela ADRAL e pela UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte, com especial enfoque para a lógica e funcionamento geral do portal, bem como as melhorias introduzidas e estratégias de dinamização desta ferramenta. Também neste encontro foi apresentada pelo parceiro INRA, uma ação de um projeto apoiado pelo WINETech PLUS: a “criação de um Polo Europeu da Vinha e do Vinho”.

Em debate estiveram ainda questões de ordem administrativa, financeira e de execução de atividades do projeto WINETech PLUS, tendo sido confirmada oficialmente a prorrogação do projeto por mais três meses, tendo agora então como data de término o dia 31 de Março de 2015, sendo que a iniciativa culminará com as Jornadas de Encerramento a realizar na Região da Galiza.

Para além da reunião técnica, a parceria teve oportunidade de assistir às Jornadas “Les 2ndes Assises des Vins sud- Ouest”, cujos temas centrais foram a Economia e a Competitividade no Setor Vitivinícola francês e as doenças das vinhas.