04 outubro 2018

Go-SIV – Interregional Peer Learning Workshop em Évora

A ADRAL é parceira no projecto “Go SIV - Support SMEs innovation and initiatives within Smart Industrial Villages (SIV), an approach for renovating traditional urban industrial areas”. Trata-se de um projecto Horizonte 2020, financiado pela Comissão Europeia.

A abordagem "Smart Industrial Villages" refere-se a um processo de renovação de pequenas e médias áreas industriais, localizadas nos subúrbios ou mesmo dentro de áreas urbanas. Muitas destas áreas industriais necessitam de renovação de acordo com modelos mais atualizados, por forma a preencher requisitos de qualidade urbana, sustentabilidade e eficiência energética, utilizando tecnologia e inovação, através da ativação de processos inclusivos e participativos, criando assim sinergias com transportes públicos, garantindo acessibilidade, uso comercial e recreativo, promovendo empresas, ativando novos serviços "inteligentes", e propondo formas de economia circular e sustentabilidade.

 

O Projeto Go-SIV tem portanto o objetivo de reunir um conjunto de boas práticas que possam ser aplicadas a outras zonas industriais semelhantes. Pretende-se obter informação sobre intervenções de renovação que tenham sido realizadas, boas práticas já existentes ou programadas para a área em questão, e identificar as oportunidades e necessidades sentidas. Esta recolha de informação não será exclusivamente sobre a renovação física da área, mas também associado ao conceito de "Smart Industrial Villages", que abrange a qualificação das PME's, a resposta a novos critérios de qualidade urbana e utilização de modelos mais recentes e tecnologia para facilitar o fluxo de informação, a prestação de serviços, etc.

 

No âmbito do projeto, coube à ADRAL a organização da 3ª "International Peer Learning Workshop" em Évora no passado dia 1 de outubro. Este evento teve como objetivo a partilha de conhecimentos e experiências entre os parceiros do projeto relativamente à temática (zonas industriais). Por ocasião do workshop, foram também realizadas visitas às áreas industrial de Évora, e especificamente a entidades e empresas relevantes localizadas nessas mesmas áreas.