08 junho 2016

Conferência Internacional de Capitalização

Conferência Internacional de Capitalização - Empreendedorismo e Empregabilidade no âmbito do projeto ESPY

A ADRAL encontra-se a organizar a Conferência Internacional de Capitalização - Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem que terá lugar em Évora no próximo dia 14 de Junho, no Hotel M´AR De AR Muralhas.

Este evento enquadra-se nas ações do projeto ESPY - Experimentation on Social Policy for Youth, uma iniciativa transnacional cofinanciada no âmbito do Programa PROGRESS, e que está orientada para desenvolver, testar, disseminar e replicar medidas inovadoras que contribuam para evitar o desemprego e a exclusão social juvenil. 

O projeto conta com uma parceria constituída pela Diputación de Málaga (Espanha) Tipperary County Council (Irlanda), Universidade de Málaga (Espanha), Regional Development Fund of East Macedonia and Thrace (Grécia), 3Sz - Regional Social Welfare Resource Center Budapest (Hungria) e Provincia Regionale di Siracusa oggi Libero Consorzio Comunale (Itália) e pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (Portugal).  

Orientada para a promoção da empregabilidade dos jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos que não se encontram integrados no sistema de ensino, formação ou no mercado de trabalho, e que por isso se encontram em risco de exclusão social, esta iniciativa consubstancia-se na capitalização e disseminação da metodologia e resultados em cada uma das regiões parceiras, fruto da experimentação social de pequena escala de Málaga.               

A Conferência Internacional de Capitalização do ESPY terá assim o intuito de apresentar o Guia de Recursos elaborado pela ADRAL que contempla todas as forças ativas do território a atuarem no âmbito dos objetivos deste projeto, bem como apresentar a metodologia de experimentação social de pequena escala desenvolvida em Málaga e seus resultados. O programa contemplará ainda a apresentação de iniciativas regionais de promoção do empreendedorismo e a capacitação dos jovens.

Contará com a presença de entidades que atuam nas áreas do Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem, pretendendo-se que decorra num ambiente informal, por forma a dinamizar uma reflexão e clarificação de pontos de vista em prol do combate ao desemprego e a exclusão social juvenil.

Participe nesta iniciativa!