30 setembro 2016

Conferência Final ESPY

Conferência Final do Projeto Experimentation on Social Policy for Youth

A ADRAL, participou na Conferência Final do Projeto ESPY - “Experimentation on Social Policy for Youth”, que decorreu no dia 27 de Setembro, em Málaga, Espanha.


A Conferência Final “Oportunidades e Desafios na Empregabilidade Jovem: Recursos, Boas Práticas e Experiências” decorreu no auditório da Diputación de Malaga e contou com a participação de toda a parceria, bem como da representante da Comissão Europeia, Claire Grapeloux (Team Leader Social Innovation). 

Na Conferência foi abordado o tema da promoção do emprego jovem e a inovação social na Europa, em que a representante da Comissão Europeia apresentou em linhas gerais o programa que substitui o programa PROGRESS, o EaSI - Employment and Social Innovation programme, um instrumento de financiamento da UE que visa promover a qualidade e emprego sustentável, garantir uma proteção social adequada, combater a exclusão social e a pobreza bem como melhorar as condições de trabalho. O programa EASI é gerido diretamente pela Comissão Europeia, e reúne os três programas da UE geridos separadamente entre 2007 e 2013: PROGRESS, EURES e Microfinanciamento Progress.

A Diputación de Málaga apresentou também a Implementação, avaliação e resultados das novas políticas para melhorar a empregabilidade jovem – Projeto ESPY, sendo que este poderá ser considerado uma boa prática na área da empregabilidade jovem. 

Foi ainda apresentada uma outra boa prática de Networking: RETOS, Territórios de Responsabilidade Social, reforçando a importância do trabalho em rede.

Por fim, foram apresentadas algumas experiências Europeias para o emprego juvenil, onde participaram todos os parceiros. Cada parceiro apresentou o seu guia de recursos ESPY, bem como a importância do projeto ESPY nos seus territórios. 

O projeto ESPY é uma iniciativa cofinanciada no âmbito do Programa PROGRESS cuja parceria é constituída pela Diputación de Málaga (Espanha) como beneficiário e Tipperary County Council (Irlanda), Universidade de Málaga (Espanha), Regional Development Fund of East Macedonia and Thrace (Grécia), 3Sz - Regional Social Welfare Resource Center Budapest (Hungria) e Provincia Regionale di Siracusa oggi Libero Consorzio Comunale (Itália).  

Constituem-se como objetivos do projeto a promoção da empregabilidade dos jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, que não se encontram integrados no sistema de ensino, formação ou no mercado de trabalho, e que por isso se encontram em risco de exclusão social. Trata-se de uma intervenção baseada na implementação de experimentação social de pequena escala, em Málaga, e na capitalização e disseminação da metodologia e resultados em cada uma das regiões parceiras. 

Para mais informação sobre o projeto, consulte o portal criado para divulgar as atividades do Projeto ESPY em http://www.espyproject.eu.​