19 abril 2018

Missão Alentejo Global Invest – Alimentaria 2018 – Barcelona

No âmbito do projeto Alentejo Global Invest, que visa a atração de investimento direto estrangeiro para o Alentejo, uma comitiva composta pela ADRAL, pela Aicep GP, pelo PACT e pela EDIA, marcou presença na Feira Alimentaria de Barcelona.

Na missão, que decorreu nos dias 18 e 19 de abril, teve lugar um seminário subordinado ao tema «Inversión en Alentejo, Portugal», o qual visou sensibilizar potenciais investidores, empresas e instituições para o enorme potencial de investimento na região Alentejo. O enfoque centrou-se fundamentalmente nos setores-chave da agricultura e agroalimentar, logística e tecnologia.

Paralelamente, foram mantidas reuniões bilaterais com empresas que manifestaram interesse em obter mais informações num conjunto de áreas específicas, tendo a parceria desafiado as mesmas a conhecer presencialmente o Alentejo.

Como corolário deste conjunto de atividades, pretende-se um incremento do investimento externo na região, de forma integrada com os principais parceiros regionais e assente nas principais infraestruturas da região e nos seus setores-chave.

Este objetivo será potenciado através de missões internacionais de promoção dos fatores de atratividade (à semelhança desta presença na Alimentaria), nomeadamente dos equipamentos e recursos existentes na região, bem como dos principais setores de atividade económica alinhados com os domínios de especialização inteligente (EREI), no sentido de captar investimento e potenciar o Alentejo como um espaço de oportunidades e de inovação, numa perspetiva de internacionalização da economia da região.

O projeto Alentejo Global Invest é uma iniciativa financiada no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (Alentejo 2020).

logos_agi.PNG