01 dezembro 2014

3C4 Incubators Conferência Final em Roma

A parceria do projeto 3C4 Incubators, liderado pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e apoiado tecnicamente pela ADRAL, reuniu pela última vez à volta de uma mesa de trabalho, em Roma, entre os dias 5 e 7 de Novembro, para discutir os últimos passos até ao encerramento oficial do projeto, já no final do mês de Novembro, e para efetuar um balanço do trabalho conjunto que culminou nesta reunião.

​O projeto 3C4 Incubators, com parceiros oriundos de Portugal, Suécia, Espanha, Itália, França e Eslovénia, é financiado pelo Programa MED – Programa de Cooperação Territorial para o Mediterrâneo e, sendo um dos 13 projetos de capitalização aprovados pelo Programa, pretendeu incentivar a disseminação e adequação de resultados oriundos de quatro projetos anteriormente concluídos, por forma a ampliar o seu impacto e visibilidade junto dos respetivos destinatários, promovendo o setor cultural e criativo enquanto fator de desenvolvimento territorial e de inovação económica e social.


Ao longo de 17 meses de execução a parceria reuniu-se em três ocasiões: em Outubro de 2013, em Évora, em Marselha no início do mês de Abril de 2014 e desta feita em Roma. Durante estes longos meses, e tendo em conta o propósito dos projetos de capitalização, os parceiros uniram esforços para promover o setor cultural e criativo, através de iniciativas conjuntas, como a “Fábrica de Ideias”, que se realizou em Marselha nos dias 3 e 4 de Abril - em que empresas do setor cultural e criativo, tiveram a oportunidade de receber apoio específico e testar instrumentos criados por projetos anteriores, estabelecendo contactos entre si - e também através da realização de iniciativas de base local ou regional que ultrapassaram largamente as metas definidas no início do projeto. Estas iniciativas incluíram conferências, numa tentativa de discutir e refletir em torno da importância do setor cultural enquanto fator de desenvolvimento territorial, e workshops de apoio específico a PME do setor, por forma a disseminar resultados ou testar metodologias e ferramentas.


O trabalho levado a cabo pela parceria durante este ano e meio desenvolveu-se em torno de três grupos de trabalho, focados: 1- no aperfeiçoamento de um Modelo de Negócio adaptado às empresas de base cultural, proveniente do projeto ICE (no qual a ADRAL esteve também envolvida); 2 - no desenvolvimento de uma rede de empresas culturais e criativas; 3 - e na criação de ligações institucionais e territoriais de sensibilização para a importância deste setor. Em anexo podem consultar-se as publicações produzidas pelos três grupos de trabalho, das quais se destaca um mainstreaming guide, intitulado “Cultural and Creative Setor: something to stand for!”, prestes a ser disseminado por instituições locais, regionais e nacionais designadas por cada um dos parceiros.


O encontro incluiu a Conferência Final do projeto, no dia 6 de Novembro, subordinada ao tema “Culture and creativity as a development tool: territory, projects and SMEs”, num auditório das instalações da Regione Lazio, um dos parceiros Italianos do projeto. A Conferência contou com a participação de representantes do Programa MED e outros programas Europeus, como o Europa Criativa, de representantes políticos das várias regiões de Itália, e de porta-voz dos três grupos de trabalho do 3C4 Incubators.


Foram três dias de trabalho intensivo que culminaram num emocionado “até já” de uma feliz parceria que desenvolveu laços estreitos e deixou abertura para uma eventual colaboração futura no âmbito de uma nova candidatura a um programa Europeu. Ficou também a certeza de um novo encontro, em Março de 2015, num evento em Bruxelas que apresentará resultados conjuntos de vários projetos de capitalização bem-sucedidos, onde o 3C4 marcará também presença.


Para conhecer mais sobre o projeto e sobre os seus resultados basta aceder ao site em http://www.3c4incubators.eu/