14 junho 2017

“Atlas de Oportunidades Empresariais” – Empreendedorismo e Inovação no Litoral Alentejano

No passado dia 6 de junho de 2017, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Associação de Apoio à Inovação, Internacionalização e Turismo do Alentejo Litoral (AAEL), na qualidade de copromotoras do projeto "Inovar e Empreender no Litoral Alentejano”, desenvolveram no âmbito do mesmo, o primeiro Encontro de Empreendedorismo e Inovação com a apresentação institucional do “Atlas de Oportunidades Empresarias”, componente do projeto que visa promover o conhecimento das oportunidades de negócio no Litoral Alentejano.

​​Os trabalhos tiveram como objetivo, apresentar Estudo de Caracterização das Oportunidades de Negócio no Litoral Alentejano, às principais entidades institucionais com responsabilidades de disseminação de conhecimento, neste território.

Estiveram presentes no evento 28 entidades, a quem foi proposta breve reflexão sobre a identificação, a caracterização e o mapeamento das oportunidades de investimento no território em sectores de alta e média-alta tecnologia e em serviços intensivos em conhecimento, nomeadamente associadas à economia do mar, à inovação e tecnologias. 

O encontro contou ainda, no período da tarde, com as considerações de João Mendes Borga, responsável pela coordenação da Rede Nacional e Incubadoras – Startup Portugal, sobre a estratégia nacional para o empreendedorismo, permitindo a visão da mesma com momentos de reflexão caracterizadora do território: Alentejo Litoral.

O projeto “Inovar e Empreender no Litoral Alentejano”, prevê a disponibilização do estudo ao público no próximo mês. Sendo que a equipa de parceria do projeto propôs desenvolver o segundo Encontro de Empreendedorismo e Inovação em meados de novembro de 2017.