Domínios de Atividade

Estudos, Informação e Marketing Territorial

Levantar, analisar e disponibilizar informação de apoio aos processos técnicos e de decisão no âmbito do planeamento, ordenamento e gestão do território.

Apoiar e incrementar processos de internacionalização das empresas, dos produtos e do território Alentejo.

Incentivar e capacitar o território para a elevação dos níveis de qualidade de vida e notoriedade compatíveis com estratégias de retenção e atração de residentes.


Animação Económica, Empreendedorismo, Competitividade e Consultoria

Promover de forma integrada a cultura empreendedora atuando simultaneamente em públicos-alvo diferenciados, estimulando a cultura empreendedora desde a infância aos seniores.

Capacitar, dinamizar e apoiar os elementos constituintes do ecossistema empreendedor.

Acompanhar e apoiar os empreendedores e empresários nas diferentes fases do processo empreendedor desde a fase de desenvolvimento da ideia de negócio até ao apoio técnico à criação e consolidação da empresa.

Qualificar e a dinamizar os ativos territoriais para a competitividade, pela promoção dos recursos endógenos e indução da inovação em sectores tradicionais da estrutura produtiva regional.


Assistência Técnica, Formação e Qualidade

Colaborar com as entidades públicas e privadas da região, nas mais diversas áreas de intervenção, com o intuito de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento regional e empresarial, seja na definição de estratégias ou no apoio técnico e consultoria à implementação de políticas urbanas amigas da competitividade e inovação.

Assegurar oferta formativa num conjunto de áreas de formação que vão ao encontro dos diagnósticos previamente realizados quanto às necessidades formativas na Região, com foco na população ativa, contribuindo para a promoção da inovação e da competitividade económica regional e para o incremento da coesão social.

Implementar o Sistema de Gestão da Qualidade visando a obtenção da certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008.


Inovação, Energia e Tecnologias de Informação

Promover o desenvolvimento integrado e em rede de projetos inovadores no domínio das tecnologias de informação e da energia, Promovendo investimento no domínio das TIC e das Energias.

Capacitar o desenvolvimento tecnológico da região, nomeadamente pelo do SRTT (Sistema Regional de Transferência de Tecnologia da Região Alentejo) e PCTA (Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo) nos vetores da Inovação, Tecnologias de Informação e Energia.

Fomentar e facilitar o desenvolvimento de projetos e serviços partilhados de tecnologias de informação para a AP Local e Regional, nomeadamente o CTD (Centro de Tecnologias Digitais em cooperação com as CIM).

Fomentar o desenvolvimento de uma cultura sustentada e permanente de capacidade de RH de base tecnológica nas áreas das engenharias que potencie o desenvolvimento da inovação nas organizações e nas empresas.

Implementar bases sólidas e integradas para o desenvolvimento de resultados consistentes e duradoiros no desenvolvimento da Agenda Digital UE 2020.

Promover o desenvolvimento sustentável e inovador das cidades e vilas da região com vista ao desenvolvimento de uma Smart Region Alentejo (Smart Cities Alentejo).

Promover o desenvolvimento de projetos bottom-up de acessibilidades digitais (ex: Redes de Nova Geração) numa lógica integrada.